Segundo a GM, a decisão foi tomada graças à melhoria do mercado nos últimos meses. Declaração do presidente da empresa, Fritz Henderson, ressalta a importância da Opel, que tem sede na Alemanha, e da Vauxhall, baseada na Inglaterra, para a estratégia do grupo na Europa. A Vauxhall estava incluída no pacote negociado com a Magna.
De volta à GM, a Opel deverá passar por uma reestruturação total, a um custo estimado de cerca de R$ 8 bilhões. O processo envolve negociações com os fortes sindicatos europeus, por envolver redução no número de funcionários e possível fechamento de fábricas.
A decisão sobre a Opel foi tomada hoje pelo conselho diretor da General Motors e anunciada no início da noite.
A manutenção da Opel na GM deve repercutir favoravelmente na filial brasileira, que sempre teve fortes vínculos com a empresa alemã. Boa parte da linha Chevrolet brasileira sempre foi baseada nos carros da Opel, desde o Opala, da década de 1960, até os atuais Astra, Corsa e Zafira.