3.11.09

GM decide manter controle sobre a Opel


Carsale - Após meses de intensas negociações com a canadense Magna, a General Motors bateu o martelo nesta terça (3): não vai mais vender Opel, sua divisão alemã. A decisão final veio após os resultados positivos de outubro. As vendas da montadora, que segue em reestruturação nos Estados Unidos, avançaram 4% em comparação ao mesmo mês de 2008. Foi o melhor resultado da montadora desde o pedido de concordata, em 1º de junho.

Mas o que, de fato, levou a GM a cancelar a negociação foi a importância da Opel e a subsidiária britânica Vauxhall. Diversos modelos da fabricante pelo mundo compartilham plataformas e componentes - incluindo todos os automóveis Chevrolet fabricados no Brasil. E a venda da divisão européia poderia significar uma mudança radical do esquema de criação e produção dos veículos da marca.

A tarefa de retomar os lucros, no entanto, não será fácil. Estudos preliminares divulgados pela própria General Motors apontam um custo de US$ 4,43 bilhões (R$ 7,7 bilhões) para promover a reestruturação da Opel/Vauxhall. Para chegar à decisão final, a montadora fará reuniões com os sindicatos europeus. "A GM vai apresentar em breve seu plano de reestruturação para a Alemanha e outros governos, e aguarda uma apreciação favorável", conclui o presidente do grupo GM, Fritz Henderson, em comunicado oficial.