3.11.09

Pesquisa: 70% não fazem manutenção



Carsale - Pesquisa divulgada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), instituição ligada ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), aponta que de cada 10 veículos com até dois anos de uso, sete fazem a manutenção preventiva. Entre veículos com idades entre 10 e 15 anos de uso, a participação cai para 40% - quatro entre 10 veículos. Neste caso, o total de automóveis que deixa de realizar os serviços preventivos supera mais de cinco milhões de unidades, número maior que os 4,9 milhões de veículos que compõem a frota dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Segundo pesquisa realizada pela GIPA, grupo internacional especializado em pesquisas de pós-venda, foi constatado que o índice de manutenção preventiva diminui de acordo com o aumento da idade do carro. Atualmente, o cenário brasileiro, é composto de 27,8 milhões de automóveis em circulação sendo que 63% deste total, 20 milhões de unidades, têm idade superior a cinco anos, segundo estudo da Frota Circulante do Sindipeças.

Campanha incentiva manutenção preventiva
Com o objetivo de conscientizar o motorista sobre a importância de realizar serviços preventivos no veículo, o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) está lançando a campanha "Carro 100%" e "Caminhão 100%". O programa é a primeira iniciativa do setor nesse sentido e conta com o apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP). Segundo Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, dentre os motivos para a não realização dos serviços preventivos está a ausência de informação por parte do condutor. "O motorista brasileiro ainda não tem o hábito de cuidar preventivamente de seu veículo, muitas vezes, isso acontece por falta de informação sobre o assunto", afirma.

O programa ainda divulga que além de sair cerca de 30% mais em conta do que a manutenção corretiva, o serviço antecipado gera outros benefícios para o veículo, entre eles, a redução de emissões de poluentes, redução do consumo de combustível, além de contribuir para evitar acidentes. Vale ressaltar também que de acordo com estudo realizado no Brasil, cerca de 27% dos acidentes são causados por falta de manutenção do veículo. Informações sobre o programa e dicas sobre manutenção preventiva de veículos podem ser obtidas no site criado especialmente para a campanha: www.carro100.com.br