4.11.09

Na busca pela S10, Ranger para na Hilux

Em agosto, a Ford Ranger ganhou uma reestilização no visual tentando ficar mais atraente e, assim, chegar mais perto de sua principal concorrente, a Chevrolet S10, que mantém sozinha a liderança do mercado de picapes. De acordo com os dados da Fenabrave referentes a outubro, o modelo ficou na quarta colocação do ranking de vendas, com 1.302 unidades vendidas, enquanto a líder chegou à casa das 3.802 unidades comercializadas.

Para a Ranger almejar voos mais altos na busca pelo topo, no entanto, ela tem de enfrentar pelo caminho concorrentes mais atuais e mais bem aceitos pelo consumidor, como a conterrânea argentina Toyota Hilux e a Mitsubishi L200, segundo e terceiro lugares no mercado de picapes, respectivamente. Para um tira-teima nessa corrida pelo posto ocupado pela S10, o iCarros colocou o modelo da Ford, nas versão Limited, para encarar a Toyota Hilux, na configuração SR com câmbio manual de cinco marchas (na linha 2010, o fabricante já oferece transmissão automática de quatro velocidades). As duas picapes avaliadas são dotadas de motor a gasolina e contam apenas com tração traseira.

Com preços bem distantes da versão mais completa da S10 Executive (R$ 69.561), cujo motor flex é um dos principais fatores que impulsionam suas vendas, a Ranger Limited é vendida com preço a partir de R$ 77.480 e traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de áudio com CD player e conexão com MP3 players portáteis, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, duplo airbag, freios com ABS nas quatro rodas, faróis de neblina, grade dianteira, estribos laterais e santo-antonio cromados, bancos revestidos em couro, protetor de caçamba e sensor de estacionamento.

Já a Hilux SR, é comercializada por R$ 80.200 (na versão manual de entrada) e conta com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, desembaçador no vidro traseiro, sistema de áudio com MP3, rodas de liga leve de 16 polegadas, duplo air-bag, freios com ABS nas quatro rodas e tampa da caçamba que pode ser travada com chave.

Mais bem equipada, a Ranger Limited leva vantagem em itens de conveniência por ser uma versão topo de linha, enquanto a rival está configurada na variante intermediária, a SR. Neste caso, o que levamos em consideração não é o pacote de equipamentos e mimos, mas, principalmente, a faixa de preços e o comportamento de ambos os modelos como um veículo que pode servir tanto para levar a família em viagens como para carregar grandes volumes de carga na carroceria.

Ergonomia e espaço interno

Devido ao seu projeto mais antigo, a Ranger tem um jeitão de caminhãozinho, pois o capô mais alto e alavanca de câmbio com engates mais duros a deixam com um ar de veículo rústico. Os bancos têm o encosto muito reto, o que imcomoda (e muito) em viagens mais longas. Apesar de medir 5,20 m, seu espaço interno é limitado e os passageiros que viajam atrás já começam a se incomodar pelas pequenas portas que dificultam o acesso ao apertado banco traseiro. O teto baixo contribui para a claustrofobia dos ocupantes que medem mais de 1,70m. Seu principal trunfo é o rádio com conexões para MP3 players portáteis e pen drives.

Medindo 5,22 m, a Hilux chega a lembrar um carro de passeio, a não ser pelas suas dimensões externas e pela sua altura, e é uma picape agradável de dirigir. O motorista encontra uma boa posição para a condução. O pênalti fica por conta da regulagem de altura por meio de uma roldana. O volante tem boa empunhadura e a alavanca de trocas de marchas tem engates mais macios que os da concorrente. Apesar de o painel favorecer a visibilidade por ser mais baixo, os comandos do sistema de áudio ficam um pouco distantes, obrigando o condutor ou o passageiro que viaja ao seu lado se esticarem para sintonizar uma estação de rádio. Os ocupantes do banco traseiro viajam mais folgados devido ao maior espaço para as pernas e pelo banco mais confortável.

No asfalto e na terra

Rodando com as duas picapes tanto no asfalto das cidades e das rodovias como em estradas de terra batida, a vantagem da Hilux é notória. O motor de 2,7 litros de 158 cv e 24,5 kgfm de torque a 3.800 rpm, leva a picape de 1.705 kg com desenvoltura e mostra boa disposição nas saídas de semáforos e em ladeiras íngremes. Nas rodovias, o propulsor tem boa elasticidade, pede poucas reduções de marchas e mantém o veículo, com tranquilidade, a 120 km/h, podendo até atingir velocidades superiores, o que não seria prudente em um veículo deste porte que pode carregar até 855 kg de carga. O modelo vai bem em pisos de terra e cascalho, mas sua suspensão traseira formada por eixo rígido é um pouco dura e faz a caçamba pular demais quando se passa por valetas ou trechos mais acidentados.

Mesmo sendo um projeto mais defasado em relação à concorrente da marca japonesa, a Ranger não decepciona no fora-de-estrada. Talvez por ter aptidões para ser um pequeno caminhão, é mais agradável de se conduzir no chão batido e sua suspensão traseira composta por eixo motriz semiflutuante, não faz a caçamba “pipocar” tanto, mas sua capacidade de carga fica limitada em 764 kg.

Para quem está acostumado a dirigir automóvel, a Ranger em uma viagem longa é um ritual de paciência. A picape demora a embalar e chega a ter de dar passagem para automóveis com motor de 1,0 litro. Nas subidas, haja reduções de marchas. O motor de 2,3 litros de 150 cv e 22,1 kgfm de torque fica ruidoso e áspero quando se exige mais do acelerador. Na hora de manobrar, leva pequena vantagem por ser um pouco mais estreita e por contar com sensor de estacionamento (essencial para um veículo com mais de cinco metros de comprimento).

Veredicto de Guilherme Silva - Diante das qualidades da Hilux, a Ranger ainda requer um pouco mais de trabalho por parte da Ford se quiser realmente alcançar a S10 no mercado nacional, afinal, a picape da montadora nipônica apresenta um projeto mais atual e um conjunto mais acertado, que favorece tanto aqueles compradores que querem um veículo grande para se impor no trânsito urbano e levar uma moto ou um jet ski nos passeios do final de semana como aqueles que necessitam de um modelo que seja capaz de encarar terrenos mais acidentados e ainda tenha qualidades para viajar longas distâncas com a caçamba cheia de carga.

Revénton Roadster terá 15 unidades fabricadas

A Lamborghini fabricará apenas 15 unidades do Revénton Roadster. Mas não se anime: todas as unidades do conversível de dois lugares já foram vendidas por valores próximos a 1,1 milhão de euros (cerca de R$ 2,7 milhões) sem contar os impostos locais.

Baseado no Murciélago LP640, o Revénton tem carroceria e chassi feitos de um composto de fibra de carbono, exceto as portas. O motor é um V12 de 6,5 litros que rende 650 cv de potência a 8.000 rpm e 66 kgfm de torque máximo aos 6.000 giros.

A versão Roadster do Revénton acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Aceleração feita graças ao câmbio automático de seis marchas com trocas por borboletas instaladas atrás do volante. A tração é integral sob demanda, com prioridade para o eixo de trás.

GM desiste de vender a Opel

A General Motors anunciou que vai manter sob o seu teto a Opel e a representante britância Vauxhall. A empresa desistiu de vender sua subsidiária europeia para a canadense Magna. Ainda fazem parte da GM as marcas Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick.

Ao desistir da negociação com a filial alemã, a General Motors promete investir 3 bilhões de euros (cerca de US$ 4,4 bilhões) em sua reestruturação, além de ter de negociar com os trabalhadores das fábricas junto a sindicatos e governos locais.

Vendas de automóveis podem subir até 10% em 2010

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no país recuaram 5,17% em outubro na comparação com setembro, para 281.306 unidades, segundo dados da Fenabrave, associação das concessionárias, divulgados nesta quarta-feira.

A Fenabrave já esperava retração das vendas de outubro na comparação com o mês imediatamente anterior, diante do retorno gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre carros, e Sérgio Reze, presidente da entidade, disse que o mercado já superou a crise.

"Na comparação mensal, o que ocorreu foi um forte estresse do mercado, com os consumidores procurando comprar antes da volta do IPI, ainda que as concessionárias e montadoras tenham feito forte campanha em outubro para as vendas com preços nos patamares dos preços de setembro", afirmou Reze.

Para 2010, ele previu crescimento de 9% a 10% nas vendas de automóveis e comerciais leves.

Em setembro, último mês com desconto cheio do IPI, as vendas de automóveis e comerciais leves foram recordes em 296.651 unidades.

Na comparação com outubro de 2008, contudo, houve crescimento de 25,17% nas vendas.

"A diferença entre outubro de 2008 e de 2009 nós não devemos usar como comparação, porque foi nesse período do ano passado que a crise afetou a indústria", acrescentou Reze.

No acumulado de janeiro a outubro, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves no varejo cresceram 7,39% ante igual intervalo de 2008, para 2,493 milhões de unidades, conforme a Fenabrave.

Incluindo ônibus e caminhões, as vendas em outubro somaram 294.442 unidades, queda de 4,62% sobre setembro.

Decisão da GM de manter Opel irrita Alemanha

A decisão da General Motors de manter sua divisão europeia Opel depois de meses de negociação para vendê-la provocou irritação da Alemanha, que liderava as discussões.

O líder trabalhista da Opel Klaus Franz revogou milhões de euros em cortes de custos que os trabalhadores haviam concordado em fazer, na expectativa de que a montadora fosse comprada pela fabricante canadense de autopeças Magna.

O ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, classificou o comportamento da GM como "totalmente inaceitável", enquanto Christine Lieberknecht, premiê do Estado da Turíngia, que abriga uma fábrica da Opel, chamou a decisão de "golpe baixo".

Autoridades alemãs que pediram para não serem identificadas afirmaram que a decisão surgiu como uma total surpresa para a chanceler Angela Merkel e seus conselheiros durante visita a Washington, onde Merkel participou de sessão conjunta no Congresso.

O presidente-executivo da GM, Fritz Henderson, informou a decisão a uma delegação alemã durante a visita de Merkel a Washington com chefes do Banco Mundial e do FMI, pouco antes do retorno da chanceler a Berlim.

Juergen Reinholz, ministro da Economia da Turíngia, afirmou que a GM sinalizou que vai pagar os 1,5 bilhão de euros de empréstimo-ponte concedido pela Alemanha para a Opel no final de novembro.

"A decisão do conselho de diretores da GM traz clareza para a Opel/Vauxhall", afirma a Opel em breve nota publicada nesta quarta-feira.

A General Motors abandonou uma aguardada venda da Opel citando melhora nas condições de negócios e importância estratégica da divisão par ao grupo.

A decisão deixou em aberto como a GM vai financiar seu plano para manter e reestruturar a Opel.

Uma porta-voz da GM na Europa disse no final da terça-feira que a companhia estava contando com garantias de empréstimos europeus para obter financiamentos que precisa para reestruturar a Opel.

UE ESPERA POR SUSTENTABILIDADE
O novo plano de reestruturação da General Motors para sua unidade europeia Opel deve ser baseado em sólidos fundamentos econômicos, disseram reguladores de competitividade da União Europeia (UE), nesta quarta-feira.

O plano terá de garantir a viabilidade de longo prazo da Opel e oferecer empregos sustentáveis para seus trabalhadores, informou a Comissão Europeia, em um comunicado. O órgão disse que vai verificar se qualquer ajuda financeira concedida por países do bloco para Opel respeitam as regras da UE.

O NA estará presente na cerimônia do Carro do Ano da revista Auto Esporte

O “Carro do Ano” é a premiação mais importante da indústria automotiva brasileira. Já por décadas a revista Auto Esporte analisa os lançamentos anuais e premia o melhor dentre eles com o título mais desejado dentre as empresas fabricantes de carros de nosso país.