1.11.09

VW reduz intervalo de troca do óleo, que sofre com álcool

Os problemas de ruído nos motores 1.0 da Volkswagen só envolvem os modelos fabricados desde abril de 2008. Foi o mês de lançamento do VHT (EA111), que sofreu modificações em coletores, comando de válvulas, pistões e central eletrônica para gerar mais torque, consumir menos e se adequar às emissões de poluentes.

Volks aponta nova falha no Fox, Voyage e Novo Gol
Volks amplia garantia de motores e diz que errou no óleo lubrificante

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Carolina Cardoso teve o motor do seu Fox trocado após o surgimento de ruídos
Carolina Cardoso teve o motor do seu Fox trocado após o surgimento de ruídos

Para o presidente da Associação de Engenharia Automotiva, José Edison Parro, os atuais motores 1.0 são muito exigidos (no da VW, chegam a 76 cv) e precisam de óleos eficientes.

Hoje a montadora recomenda óleos VW 502 00, equivalente ao API SJ (sintético) com viscosidades 5W40, 10W40 e 15W40 --na fábrica, recebem o primeiro, o mais fino dos três.

Em nota enviada anteontem, a Volkswagen informa os 600 concessionários de uma decisão divulgada à imprensa na quarta-feira: as trocas de óleo cairão de 15 mil quilômetros (em Gol e Voyage) para 10 mil quilômetros ou seis meses.

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Pistões e bielas ficam destruídos
Pistões e bielas ficam destruídos

José Loureiro, gerente de engenharia da VW, disse à Folha que o motor 1.0 demora para atingir a temperatura ideal para queimar os gases produzidos pelo álcool combustível, comprometendo a lubrificação do óleo e danificando as peças móveis.

Segundo Pedro Nelson Belmiro, consultor técnico do Instituto Brasileiro de Petróleo, quanto mais fino for o óleo (5W40, por exemplo), mais sofrerá com a ação dos gases. Em geral, eles se misturam ao óleo entre o pistão e a camisa do cilindro --chamam de "blow-by".

"O óleo sintético é preparado para isso, mas talvez essa nova fórmula não tenha feito um bom casamento com o motor." Mas, segundo ele, a "pequena mudança de especificação" não compromete os 400 mil veículos envolvidos.


Editoria de Arte/Folha Imagem

TIRA-DÚVIDAS

Como identificar o defeito?
O sistema de lubrificação não funciona corretamente e leva a um desgaste das peças do motor. O ruído é semelhante ao de uma máquina de costura.

Quais carros envolvidos?
Novo Gol, Voyage e Fox, com motores 1.0, fabricados desde abril de 2008.

Qual é a solução da VW?
Com ou sem ruídos, os carros devem ser levados à autorizada a partir desta terça-feira para análise. O agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-0195775. A empresa diminui o intervalo entre as trocas de óleo e estende em mais um ano a garantia para o motor.

Qual serviço será feito?
A troca do óleo e do filtro de óleo. No caso do Gol e do Voyage, o manual recebe um anexo com novas datas para revisões, enquanto o painel que mostra mensagem indicativa de manutenção será reprogramado. O serviço é gratuito.

O que fazer quando o defeito já danificou o motor?
A Volkswagen diz que analisará cada caso, mas promete custear reparos e, se necessário, substituir o motor e atualizar a documentação no Detran.

O que diz o Procon?
As medidas anunciadas não eximem a VW da explicação oficial que precisa ser dada à fundação até o dia 4, comprovando que o recall é desnecessário. Além disso, a VW deverá provar que a campanha é suficiente para solucionar o problema.