
Séries especiais unem duas paixões dos brasileiros: carros e esportes, em especial o futebol
Entre as paixões declaradas do brasileiro estão carro e futebol. Por isso, não fica difícil para os departamentos de marketing das montadoras unirem automóveis e esportes e, assim, oferecer itens opcionais com preços competitivos, com o diferencial de carregar na lataria menções a Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. Há casos em que a montadora utiliza o tema para até mesmo testar a reação dos consumidores diante de novos equipamentos.
A fórmula foi vista nas vitrines pelos brasileiros, pela primeira vez, em 1982, quando a Volkswagen lançou o Gol Copa, em homenagem à Copa da Espanha. Agora, com o apelo de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016, as montadoras possuem mais motivos para investir em carros que atraiam o consumidor pela emoção e não somente pelo bolso.
"Com certeza o consumidor pode esperar um produto muito especial, inovador mesmo, para os dois eventos sediados no país”, afirma o gerente de Marketing da Volkswagen do Brasil, Fabrício Biondo, sobre os projetos para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Brasil. A montadora é a que mais utilizou do recurso no mercado brasileiro, especialmente de Copas do Mundo. “Usar o nome ‘Copa’ tem uma ligação muito forte com o consumidor, mais do que com as Olimpíadas”, observa Biondo.
A General Motors não descarta a possibilidade, afinal a empresa foi responsável pela criação de dois grandes sucessos de vendas: o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo de Futebol de 1990, realizada na Itália, e o Monza Barcelona, lançado em 1992 durante as Olimpíadas de Barcelona, na Espanha. Por outro lado, Fiat e Ford dizem ser muito cedo para pensar em uma série especial — até porque nenhuma das duas fabricantes chegou a lançar pacote promocional com tema esportivo.
“A gente acredita no potencial dessa estratégia, mas o sucesso em fazer uma série comemorativa não está apenas no nome, está em escolher bem o modelo que receberá o diferencial e o conteúdo que será oferecido. É o conteúdo versus a estratégia de preço que atrai o consumidor”, explica o gerente de marketing da marca Chevrolet, Dawson Zanetelli. “Ou seja, se coloco ar-condicionado, farol de neblina, direção e roda de liga leve e vendo por R$ 2,8 mil, o que custaria normalmente R$ 4 mil, por exemplo, o mercado assimila como um bom negócio”, explica Zanetelli.
Confira as séries especiais de Copa e Olimpíadas que fizeram sucesso
Volkswagen Gol Copa 1982 Apesar de a forte Seleção Brasileira de Telê Santana, com Zico, Sócrates, Cerezo, Falcão e Júnior, não ter ganhado a taça da Copa do Mundo de Futebol de 1982, a Volkswagen conseguiu emplacar 3 mil unidades da série especial do popular Gol. Para a época, o volume de carros vendidos foi uma estratégia de sucesso. | |
Volkswagen Voyage Los Angeles (1984) Em 1984, a Volkswagen lançou a série especial Los Angeles para a versão 1.6 a álcool do Voyage, nas comemorações das Olimpíadas de Los Angeles. O modelo trazia cor azul exclusiva, bancos de veludo e adesivos especiais. Por causa do tom do azul, a cor ganhou o apelido de "azul tampa de panela”. Cerca de 3 mil unidades foram produzidas. | |
Chevrolet Kadett Turim (1990) Lançada em 1990, a série especial Kadett Turim era equipada com alguns opcionais do Kadett GS. O modelo comemorava a Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália. A campanha publicitária rendeu até sorteios em programa de televisão. Por causa do sucesso, o modelo continuou a ser vendido mesmo após o final da Copa. | |
Chevrolet Monza Barcelona (1992) O Monza Barcelona foi lançado em 1992, ano dos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. A série especial se diferenciava do modelo SL por diversos itens de acabamento como rodas e podia ser encontrado nas versões 1.8 e 2.0. | |
Volkswagen Gol Copa 1994 A estratégia da Volkswagen adotada em 1982 foi repetida apenas anos depois, com o lançamento em 1994 do modelo de entrada da Volkswagen com acabamento alusivo à Copa do Mundo de Futebol, realizada nos Estados Unidos. Na época, foram vendidas 6 mil unidades do modelo. Ponto para a Volkswagen, que deu a “sorte” de a Seleção Brasileira sair do regime de 24 anos e conquistar o quarto título mundial naquele ano.
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Volkswagen Parati Atlanta (1996) Também com acabamento diferenciado, a Parati Atlanta foi lançada em 1996, durante o centenário dos Jogos Olímpicos. Nesse ano, o evento esportivo foi realizado na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. | |
Volkswagen Gol Série Ouro (2000) Modelo foi lançado em homenagem aos Jogos Olímpicos de Sidney de 2000, na Austrália. Além de selos comemorativos na tampa traseira e nas laterais, o visual ganhou de série aerofólio com brake-light. Entre os itens disponibilizados promocionalmente estavam direção hidráulica, cintos de segurança retráteis, desembaçador do vidro traseiro e temporizador do limpador do pára-brisa. | |
Volkswagen Gol Sport (2002) Coreia do Sul e Japão sediaram a Copa do Mundo de 2002, marcada pela conquista do pentacampeonato pelo Brasil, rendeu à Volkswagen a venda de 15 mil unidades da série especial do Gol Sport. A série especial trazia no pacote CD Player com seis alto-falantes, antena no teto, aerofólio na cor do veículo, faróis e lanternas de neblina e grande dianteira na cor do carro. | |
Volkswagen Polo Série Ouro (2004) Alusivo às Olimpíadas de Atenas, em 2004, o modelo trazia como itens estéticos de série rodas de liga leve, aerofólio com brake-light, vidros escurecidos, frisos, retrovisores e maçanetas na cor do veículo. Os itens de conforto eram direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, entre outros. Foram produzidas cerca de 2 mil unidades do modelo. | |
Volkswagen Gol Copa (2006) Na repetição da fórmula de 1982, 1994 e 2002, a Volkswagen lançou em 2006 a série especial do Gol em comemoração a Copa do Mundo de Futebol, na Alemanha. O Gol Copa 2006 teve 16 mil unidades produzidas e duas diferentes motorizações, 1.0 e 1.6. Para cada versão, foi disponibilizado um acabamento diferente, mas a parte externa de ambas ganhou grade frontal em “V” pintada de preto. No interior, os principais destaques são do quadro de instrumentos com fundo branco e o bordado “Copa” no acabamento dos bancos. |